Encontre-nos no Google+ Bento Gonçalves: Oficina do Projeto Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio inicia com grande público » Fala Serra
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Login

 Remember me

Bento Gonçalves: Oficina do Projeto Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio inicia com grande público

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Na tarde desta terça-feira,08, foi realizada a abertura da II Oficina do Projeto Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, no auditório da Secretaria da Saúde de Bento Gonçalves. Com o objetivo de discutir temas relacionados à vigilância, assistência e prevenção do suicídio no Rio Grande do Sul, um público com representantes de 18 municípios gaúchos que têm registrado as maiores taxas de suicídio no estado, esteve presente para a capacitação em busca de novas informações para identificar e acolher pessoas propensas ao suicídio.

A oficina é dirigida aos profissionais dos serviços de saúde mental, vigilância em saúde, segurança pública e dos serviços de urgência que atendem os familiares e as vítimas de tentativa de suicídio.

O secretário da Saúde, Ivanir Zandoná, ressaltou a oportunidade do encontro para todos os profissionais de saúde presentes, pois, a partir desta capacitação. a intenção é colocar os novos ensinamentos em prática.

A primeira dama Irmaci Sinigaglia Lunelli também esteve presente no evento, destacando a importância do projeto e a oportunidade de capacitação aos profissionais da área, para poder atuar na prática com os ensinamento adquiridos durante a oficina.

A coordenação do projeto é de responsabilidade do médico psiquiatra Ricardo Nogueira, do Centro de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio do Sistema de Saúde Mãe de Deus, o qual destacou os pontos e experiências que serão debatidos durante a oficina.

Após a abertura, a representante da Secretaria de Saúde de Caxias do Sul, Arlete Viezer, diretora da Vigilância em Saúde, apresentou algumas informações referente a cidade de Caxias do Sul e abordou algumas notificações das lesões auto-provocadas. Também esteve presente o mestre em Epidemiologia SES/CEVS, Dr.Fernando Faraco, que abordou sobre a vigilância Epidemiológica.

A oficina do Projeto Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio segue nesta quarta-feira,09, a partir das 9h, com o coordenador Dr.Ricardo Nogueira, falando sobre a Epidemiologia do Suicídio e experiências dos munícípios na prevenção do suicídio.

Programação:

9h: Epidemiologia do Suicídio – Dr. Ricardo Nogueira – Médico Psiquiatra Coordenador do Centro de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio do Hospital Mãe de Deus.

Experiências dos Municípios na Prevenção do Suicídio

10h: São Lourenço do Sul – Martha Haertel – Psicóloga

11h: Venâncio Aires – Angela Cristina Martins – Terapeuta Ocupacional e Cristina Telles Pfeifer – Enfermeira

12h: Almoço

13h30min: Bento Gonçalves – Vigilância dos Suicídios e das tentativas de Suicídio – José Antônio Rodrigues da Rosa – Enfermeiro Sanitarista Coordenador da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Bento  Gonçalves.

14h30min: Candelária – Aline Trindade – Psicóloga

15h20min: Intervalo

15h30min: Projeto Prevenção do Suicídio da Zona Norte de Porto Alegre/Eixo Baltazar – Vivian Roxo Borges – Doutoranda de Psicologia PUC

16h30min: Encerramento

Fotos:Catiane Fin

Catiane Fin

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Bento Gonçalves

Be the first to like.
Compartilhe no Orkut!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...





UA-10741769-3